top of page

WEB 3.0 e o futuro do dinheiro



por Tina Fonseca - Confraria Web 3.0 co-founder


Acho que a gente deve aprender sobre Web 3.0, bitcoin, stablecoin, cryptomoedas e o futuro do dinheiro - que, em muito se assemelha ao que aconteceu com nossos CDs caríssimos, raríssimos, sobretudo volumosos, que hoje cabem todos com tudo (em tempo real) no Spotify.


O valor venal da música que antes estava na capacidade de um artista vender discos, foi para a habilidade de compor, digitalizar suas composições, submetê-las às plataformas de streaming e provocar uma torrente de downloads.


É o que vai acontecer com o dinheiro: ele não vai desaparecer como os CDs, vai se transformar pouco a pouco de forma livre e descentralizada, de modo que, quando você fizer uma transação o valor será real e não alterado por impostos e taxas que hoje pagamos para transitar com ele.


O PIX é um 'aperitivo" do que está por vir. Compare quando você precisava pagar um boleto ou compensar um cheque de outro estado para comprar pela internet: hoje você escaneriza um código QR e "seu pedido foi registrado"! Muito pouco depois o produto estará na sua casa. Isto mudou nossas práticas de consumo.


O mesmo acontecerá com nossa relação com o dinheiro com a #web3: uma revolução que está para além do #metaverso e as questões sobre "em que realidade vivemos": é sobre fazer a própria realidade!


É prenúncio de uma subversão de toda hierarquia e será a verdadeira oportunidade de ascensão daqueles que, no atual modelo econômico não têm amplo poder de escolha sobre suas vidas, seu destino.


Negros, refugiados, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, "favelados investidores" entre tantos que clamamos pelas mesmas condições de acesso, vamos institucionalizar o "controle social" e os "coronéis" não vão mais oprimir a #diversidade porque as armas mais potentes são um conhecimento viral e códigos cada vez mais democráticos.


A Confraria Web 3.0 nos oferta o privilégio de poder fazer o devir - e não apenas discuti-lo ou imaginá-lo - e ao seu poder - sobre nossos destinos.


Nós estamos desenhando nossas relações com pessoas pensantes e suas relações com o #futuro, ideologias e #tecnologias verdadeiramente disruptivas, em encontros harmônicos, felizes e altamente produtivos, em lugares onde tudo terá mais sabor e fará mais sentido porque estaremos juntos. Vem com a gente!? https://lnkd.in/de2HHJFa


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page