top of page
  • acg0606

O Segundo Campeão ! O poder da Inteligência Coletiva !



Tive um grande prazer em participar do Hackath_on+Jurídico, muito bem organizado pelo escritório Pessoa e Pessoa e seus parceiros Return e Rede+. Para quem não conhece, esses eventos reúnem profissionais de diferentes setores que são desafiados a encontrar soluções inovadoras para diversos tipos de problemas!

Através de mentorias e apresentações, os participantes testam os limites de suas habilidades, inteligência emocional e experiência profissional e pessoal !





Podemos dizer que é a maneira mais “hard” de testar suas “Soft Skills” !!! Esse encontro ocorreu na FAAP, no espaço B.HUB entre os dias 15 e 17 de Setembro de 2023, onde tive o prazer de fazer parte de uma equipe campeã composta por um entusiasta da blockchain, um DEV tranquilamente inovador, um Grande Advogado ex-aluno da FAAP, uma Especialista em casos jurídicos críticos , uma ferinha do design e um gênio dos artigos e dados estatísticos!



Nosso time foi campeão em Segundo lugar, com uma solução para combater a prática predatória de advogados que se aproveitam do desconhecimento das pessoas para obter vantagens ilícitas.


Destaco o fato de sermos Campeões em segundo lugar, pois geralmente desmerecemos a segunda colocação, mas tenho certeza que cada integrante dessa equipe recebeu com muito orgulho e emoção o mérito da conquista do segundo lugar!


Para quem nunca participou, a dificuldade desses eventos é extrema, pois além de você ter que trabalhar durante um final de semana, com pessoas que você nunca viu na sua vida, você ainda tem de criar boas soluções e se adaptar aos conselhos recebidos durante as mentorias.




Posso dizer que todas as minhas habilidades de gestão interpessoal e emocional foram utilizadas, um fator fundamental para o ótimo ambiente que tínhamos em nossa equipe! Tanto que me fez até lembrar desse antigo poema: Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura.

Por falta de uma ferradura, perdeu-se o cavalo. Por falta de um cavalo, perdeu-se o cavaleiro.

Por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha.

E assim, o reino foi perdido.

Tudo por falta de um prego.” Muitas equipes sofreram por não terem uma boa liderança coletiva, tendo até uma equipe desfeita e outras com muita dificuldade de entrar em entendimento, desde pequenos detalhes até grandes decisões !


Enquanto para nós, foi extremamente estressante e divertido !




Para mim a grande diferença é utilização da habilidade de compreender como cada um pode ajudar dentro dos limites de seu universo particular! Afinal as pessoas têm habilidades e inteligências diferentes, portanto saber como determinar as tarefas de um grupo, é apenas um pequeno passo dessa jornada, pois o maior desafio sempre ocorre com a chegada dos imprevistos !


Manter um ambiente positivo, onde a habilidade de conseguir rir das desgraças se torna um diferencial para ajudar a não perder o foco e a determinação. No começo de nosso desafio, nos comprometemos com algumas ideias fundamentais para composição de nosso grupo:

  • Fazer o seu melhor

  • Criar algo voltado para ajudar as pessoas

  • Doar parte de qualquer premiação para ajudar alguém que precise


Chegamos com uma ideia já formada, porém já tivemos que colocar em prática uma outra grande habilidade: A adaptabilidade !






Sim, mudamos completamente nossa ideia inicial já na primeira palestra de apresentação, onde o Drº Vítor explicou sobre a prática predatória e sabíamos que tínhamos o conhecimento técnico e específico para desenvolver uma boa solução !

A adaptabilidade de estarmos abertos para receber a opinião dos mentores, foi um fator fundamental para o nosso sucesso, ninguém nunca será capaz de deter todo o conhecimento do mundo, por isso devemos sempre receber com muita atenção qualquer opinião, seja positiva ou negativa sobre nosso trabalho. Com isso até aumentando a dificuldade do desafio, pois em alguns momentos você está em reunião com sua equipe e surgem mentores te questionando e fazendo você ficar ainda mais atrasado com suas entregas.




Especificamente nesse ponto, sobre o aprendizado, destaco oque eu entendo como o grande segredo para ter sucesso no trabalho em equipe: Mesmo a pessoa mais inteligente do mundo, quando ela faz parte de um grupo, o conhecimento dela, jamais será superior ao conhecimento coletivo que ela faz parte ! No meu entendimento isso destaca a sinergia e a potência que surgem quando pessoas com diferentes habilidades e perspectivas trabalham juntas, contribuindo para um conhecimento coletivo que transcende as capacidades individuais. Em resumo, a ideia é que o todo é maior do que a soma das partes quando se trata de conhecimento e colaboração em grupo.




Fico muito feliz com minha participação neste evento, além de ganhar uma boa premiação, que nossa equipe se comprometeu a doar uma parte para ajudar quem precisa. Acabei saindo como uma pessoa melhor! Apesar de ter cometido um erro gravíssimo no momento da apresentação, usando um termo de racismo estrutural, aprendi com meu erro, me desculpei para evoluir, mas também tive a benção de fazer novos amigos, adquirir novos conhecimentos e foi a situação mais estressante e divertida que eu vivi nos últimos meses.

Dessa vez a solução com uso da Blockchain ficou para uma próxima oportunidade, mas foi por um bom motivo, trocamos o poder computacional pelo poder RELACIONAL!


Nesses desafios é importante conseguir idealizar algo, mas ainda mais importante é entregar seu projeto desenvolvido através do aprendizado e orientações dos mentores!


Evolução constante,hoje você é melhor do que ontem e irá se esforçar para ser ainda melhor amanhã !


Obrigado Samara, Graça, Daniel, Nilo e Ari ! Fazia tempo que não me divertia tanto de forma tão desafiadora !




Parabéns aos organizadores, foi o melhor Hackathon que já participei, um sucesso do começo ao fim !



Para saber mais sobre o evento, visite:


Assista à nossa apresentação:


Acompanhe nossos agradecimentos:


Reviva a emoção da vitória do segundo lugar:

Conheça os Organizadores:






Participe dos encontros da Confraria Web3 ! Venha comer, beber e se conectar! https://chat.whatsapp.com/CRrRTPyRLMcHP1eaf0qezt


112 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page